Receitas com Fava

 

Vicia faba, ou fava, foi, segundo alguns autores, a primeira leguminosa cultivada pelo homem. Mas ela nunca gozou inteiramente dos benefícios dessa antiguidade. No Egito era considerada impura pelos sacerdotes, que pregavam que ela deveria ser arrancada quando nascesse espontaneamente entre as culturas. os gregos cultivavam a fava em larga escala, contrariando pensadores notáveis como Aristóteles e Pitágoras, que proibiam seus discípulos de comerem tal semente, considerada "maldita". Já os navegadores do Século XVI, menos supersticiosos e mais práticos, espalharam a fava por todo lado inclusive no Brasil. Eles conheciam a resistência de suas sementes, que conservam o poder germinativo durante anos e podem ser misturadas com trigo para fazer pão.

Para quem não conhece a fava é uma "ervilha chata", ovalada e esbranquiçada, rica em vitaminas B e proteínas. Muito saborosa, ela pode ser usada em molhos, sopas, cozidos ou saldas, sozinha ou misturada a outros legumes. Vamos todos à fava? Ela merece.

1. Favas ao Creme

 

Ingredientes:

1 colher (café) de noz-moscada ralada;

1 colher (sopa) de  farinha de trigo;

1 maço de cheiro-verde amarrado;

2 colheres (sopa) de salsa picada;

1 colher (sopa) de manteiga;

½  xícara de creme de leite;

2 xícaras de leite quente;

2 cebolas bem batidas;

2 folhas de louro;

 1 kg de fava;

pimenta;

 sal.

 

Preparo:

Debulhe as favas, retire a pele e lave bem. Cozinhe em água e sal, com o cheiro-verde amarrado e o louro, por 30 minutos. Escorra, retire o cheiro-verde e o louro e reserve. Doure a cebola na manteiga. Junte a farinha e mexa bem com uma colher de pau. Retire. Acrescente o leite aos poucos, sem parar de mexer. Adicione sal, pimenta e noz-moscada. leve de volta ao fogo baixo, por 10 minutos. Acrescente então o creme de leite, misture o retire. Acrescente a s favas ao creme. Decore com a salsa picada. Sirva a seguir.

 

2. Favas recheadas

 

Ingredientes:

3 tomates - sem pele nem semente picados;
2 dentes de óleo esmagados;

2 colheres (sopa) de óleo;

½  kg de fava fresca;

1 cebola bem batida;

sal e pimenta gosto.

 

Preparo:

Deixe as favas de molho, na véspera. no dia seguinte, escorra e reserve. Doure a cebola e o alho no óleo e acrescente o tomate. Deixe por 10 minutos. Adicione as favas, tempere com sal e pimenta e junte 2 xícaras (chá) de água fria. Ferva, baixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Coloque numa travessa e sirva.

 

3. Favas com cebolas


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de cheiro verde picado;

3 colheres (sopa) de manteiga;
1 xícara de caldo de legumes;

10 folhas novas de alface;

12 cebolas pequenas;

1 ½  kg de fava;
pimenta;

sal.


Preparo:

Debulhe as facas e retire as peles. Doure as cebolas inteiras na manteiga. Retire. Na mesma manteiga, coloque as favas, tempere com sal e pimenta, acrescente o caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo, na panela tampada, por 30 minutos. Junte as cebolas e as folhas de alface e deixe por mais 5 minutos. Retire, misture o cheiro-verde e sirva a seguir.

 

4. Favas com Pimentão

 

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de margarina;

4 pimentões vermelhos médios;

4 pimentões verdes médios;

1 pitada de açúcar;

pimenta-do-reino;

1  kg de fava;

2  cebolas;

sal.

 

Preparo:

Debulhe as favas e depois retire a película que recobre os grãos. Corte os dois tipos de pimentão em tirinhas.Leve ao fogo ½ litro de água e quando levantar fervura, junte as favas e os pimentões. Cozinhe por cerca de 25 minutos. Pique as cebolas, doure-as na margarina e acrescente à panela da fava, cozinhando, por mais 5 minutos. Escorra o excesso de líquido, tempere com sal, pimenta e açúcar e sirva a seguir.